Muitos bancários, ao terem seus direitos violados, pensam em processar o banco que trabalham, mas às vezes desistem pois ficam com medo de serem “mal vistos” e não conseguirem um novo emprego. Acreditam até existir uma lista negra de bancários que não podem ser contratados por conta de já terem entrado com uma ação trabalhista.
Se você se identificou e quer saber porque você não precisa ter medo de buscar seus direitos, continue lendo.
Processar não irá impedir que você consiga um novo emprego
Com certeza, você não processou o banco por lazer, se você teve que chegar a esse ponto, foi porque não viu mais saídas para resolver injustiças que sofria no seu ambiente de trabalho.
E é por isso que o processo judicial trabalhista existe, para proteger o empregado de qualquer injustiça na relação de trabalho. É comum que você se preocupe em ficar com o seu currículo manchado ou com uma fama ruim para as outros bancos, mas saiba que, segundo a nova edição da resolução nº 139/2014 feita pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, medidas foram adotadas, dificultando a busca de nomes de empregados na internet.
Inclusive, você pode entrar no JusBrasil e fazer o seu cadastro para solicitar a exclusão dos seus dados do site.
Acordos trabalhistas
Nem sempre você precisa esperar anos pelo fim da sua ação trabalhista. Então, em algumas situações, elas podem ser resolvidas em menos tempo.
Os bancos costumam fazer os chamados Feirões de Acordos e você pode pedir para o seu advogado te candidatar, caso ele seja especialista em Direitos Trabalhistas para Bancários.
Os Feirões são conhecidos por sua agilidade, soluções consensuais e justas.