Algumas empresas ou marcas provavelmente já fizeram você de vítima, mas você nunca prestou atenção nessas situações, conhecidas como “Venda Casada”.
Por exemplo: você já passou por alguma situação em que não te deixaram entrar no cinema com alimentos comprados fora dele?
São diversas situações que podem caracterizar a venda casada, então provavelmente você já passou e teve que lidar com elas e seus direitos desrespeitados.
Devemos conter essa prática, pois ela infringe uma série de direitos. Percebemos que a venda casada é uma prática que é bem “disfarçada” de oferta ou outras táticas comerciais que levam o consumidor a cometer esse erro.
E esse blog está aqui para te ajudar e passar informações fundamentais para que você não passe por isso e saiba procurar pelos seus direitos como consumidor.
O que é uma venda casada?
A venda casada é uma prática comercial na qual o vendedor condiciona a venda de um produto ou serviço. Ou seja, é quando obrigam você a comprar um item que você não quer, a fim de adquirir aquele que realmente deseja.
A venda casada ocorre em diversos setores e até mesmo em contratos de prestação de servidores.
Lembrar que é fundamental que respeitemos o direito do consumidor de escolher livremente o que ele deseja comprar, sem que o coajam a adquirir produtos ou serviços adicionais.
Casos em que acontece venda casada
Um exemplo bem comum é a consumação mínima em bares, restaurantes e casas noturnas. O estabelecimento obriga os consumidores a pagarem um valor mínimo para seu consumo local.
O cinema pratica outra forma de venda casada ao exigir que os alimentos sejam comprados no próprio local.
Muitos estabelecimentos afirmam que é proibido aos clientes consumirem produtos de outros locais dentro do cinema. No entanto, essa prática é proibida, pois os ingressos e os itens de alimentação são comprados separadamente.
Alguns combos da internet, telefone e TV também apresentam vendas casadas. É preciso ter atenção em relação a essas condições, pois a empresa não pode obrigar o consumidor a adquirir um serviço de TV para contratar internet.
O que fazer em casa de venda casada?
Como é uma prática ilegal, mas que ainda esta presente de forma transparente nas relações de consumo.
Dessa maneira, caso você se depare com uma situação dessas, é recomendável você denunciar o ocorrido aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
Eles estão preparados para lidar com essa situação e entre em contato com advogados para saber mais dos seus direitos.
Fique atento as nossas redes sociais, clique aqui!